Afinal, os Capitães da Areia são ou não culpados pelos seus atos?

Published by

on

12 respostas para “Afinal, os Capitães da Areia são ou não culpados pelos seus atos?”.

  1. Avatar de
    Anônimo

    Eu acho Capitães da areia um dos melhores romances de Jorge Amado.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Avatar de
    Anônimo

    Em minha opinião são inocentes devido ao fato de que a sociedade que os cercava que levou aquelas crianças a praticarem seus atos. Muitas daquelas crianças não sabiam o que era o certo e o errado, já que nunca foram ensinadas sobre isso e quando tentavam era por meio do sofrimento como podemos ver no reformatório. Eram poucas as crianças que iriam conseguir ser adotadas por outras pessoas devido aos preconceitos tanto dos moradores quanto de igrejas católicas que deveriam ajudar as crianças independente do que elas fizeram.

    Gustavo Tyrone Cepae 9B

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de
      Anônimo

      Concordo com você!

      Juliana Rocha

      Curtido por 1 pessoa

  3. Avatar de
    Anônimo

    Eu acho os Capitães da Areia culpados em algumas partes devido às atividades ilegais que praticam, como furtos e outras ações delituosas/desrespeitosas/erradas (violência, violência de gênero). Mas, eu achei que grande parte eles podem ser considerados inocentes, pois suas ações são muitas vezes resultado de um contexto social desfavorável, do abandono, falta de gente para os orientá-los/ajudá-los, vivem em condições difíceis. A ausência de cuidado e recursos adequados para essas crianças abandonadas contribui para suas ações problemáticas, destacando os problemas no sistema (problemas no funcionamento da sociedade, como a falta de programas sociais eficazes, oportunidades educacionais limitadas e desigualdades econômicas) que influenciam o comportamento desses jovens.

    Aluna: Bianca Moreira Oliveira – 9ªA

    Curtir

  4. Avatar de
    Anônimo

    Bem para mim, eu entendo na parte de rouba, pois eles são sozinhos e crianças e para eles o mundo do crime foi a única forma deles sobreviverem, mas eu não concordo e não considero eles inocentes na parte que eles podem violentar e estuprarem pessoas.

    Aluno: Éryck Tormin Mesquita Marques 9A

    Curtido por 1 pessoa

  5. Avatar de
    Anônimo

    Aluna Clara Lima Georg – 9° ano B

    Eu pessoalmente não acho que os Capitães da Areia deveriam ser julgados pelos seus roubos da mesma forma que normalmente se julgaria alguém em boas condições de vida por crimes semelhantes, uma vez que eles, crianças abandonadas num mundo cruel e apático, não sobreviveriam se não aderissem ao hábito de furtar comida e outros objetos.

    Já a violência que aflingem a outros em certos pontos da história também pode ser reivindicada como ações tomadas em prol da sua meta de sobreviver, ou seja, como defesa pessoal. Especialmente quando várias, se não todas as suas vítimas nessas situações poderiam tê-los ferido muito, talvez até mais do que eles as feriram.

    No entanto, eu os considero culpados pelos estupros que, ao contrário dos roubos e da violência física, não podem ser justificados como um mal necessário em nome de sua sobrevivência. Essa prática se contrasta das outras duas citadas anteriormente não só por ser cruel e desnecessária mas também por ser cometida contra pessoas inocentes. E eles mesmos a reconhecem como ruim e prejudicial, uma vez que Pedro Bala se sente arrependido de ter violentado uma garota inocente numa noite.

    Esse último detalhe, porém, mostra que ainda existe algum bem nele. Isso não torna seus crimes terríveis perdoáveis ou os apaga, mas o torna uma pessoa menos terrível.

    Curtir

  6. Avatar de
    Anônimo

    Eu considero eles inocentes em roubos, mas, os abusos feitos por eles são sem dúvidas sem desculpas, sendo assim, culpados em partes.

    Emilly Ribeiro, 9⁰A.

    Curtir

  7. Avatar de
    Anônimo

    Um romance que nos chama muito a atenção, nos ensina sobre a dificuldade sofrida pelas crianças abandonadas e como fazem para sobreviver. Além de nos fazer pensar “e se estivéssemos no lugar deles?”, infelizmente essa realidade é muito presente aqui no Brasil e o sistema tem sua parcela de culpa. Maria Eduarda Rinaldi

    Curtir

  8. Avatar de
    Anônimo

    Eu acho que eles são inocentes levando em conta os roubos, que foi uma forma que encontraram para sobreviver e assim vivendo no mundo do crime. Já os abusos feito por eles, os tornam culpados em minha opinião pois foi um ato que não pode ser justificado como algo que aconteceu por causa de sua situação de sobrevivência e sim como um ato ruim que eles mesmos percebem.

    Fernanda Martins, 9⁰A.

    Curtir

  9. Avatar de
    Anônimo

    São inocentes em alguns atos, como exemplo o roubo, visto que era a forma de sobrevivência que era disponível para eles, mas são culpados em questões como o estrupo, que mesmo levando em conta que sempre viram o amor em forma de violência, era algo que poderia escolher ou não fazer. Beatriz Marques 9⁰B

    Curtir

  10. Avatar de
    Anônimo

    Na minha opinião “Capitães de Areia” de Jorge Amado é uma obra marcante que apresenta os Capitães de Areia como personagens complexos, destacando as circunstâncias sociais que os levaram a uma vida marginalizada. Ao defendê-los, a narrativa ressalta a humanidade desses jovens e provoca uma reflexão sobre as falhas do sistema que contribuem para a criação de uma geração à margem da sociedade.

    Henrique Mendes Beerigo 9B

    Curtir

  11. Avatar de
    Anônimo

    Os “Capitães da Areia”, meninos de rua em Salvador retratados na obra de Jorge Amado, são menores de idade que cometem pequenos furtos como meio de sobrevivência, dada a marginalização e o abandono que sofrem pela sociedade. Em muitos sistemas legais, menores de idade não são totalmente responsáveis por seus atos, especialmente se forem levados a esses atos por circunstâncias além de seu controle. A obra é uma crítica social que destaca a negligência da sociedade para com esses meninos, considerando que nunca receberam orientação adequada e que qualquer tentativa de aprendizado era associada ao sofrimento, como evidenciado pela experiência no reformatório. Portanto, embora seus atos possam ser ilegais, com base em sua idade, suas circunstâncias e a falha da sociedade em prover para eles, eles são inocentes.Anuar 9°B

    Curtir

Deixe um comentário